Resenha Mensal

Resenha Mensal – Julho 2021

Resumo Mensal
Resenha Mensal – Julho 2021

ANTT: Indicados para a Diretoria da ANTT são aprovados em sabatina no Senado e, na sequência, nomeados. Alteradas as tarifas de pedágio da Autopista Litoral Sul. Consórcio Via Brasil é o vencedor do leilão da BR-163/230/MT/PA. Transferidas as outorgas do serviço de transporte rodoviário interestadual semiurbano coletivo de passageiros, operado no território da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) para o Governo do DF. Alterados os valores da tabela de pisos mínimos de frete.

ANTAQ: Realizadas audiências virtuais sobre proposta para sistematizar mecanismo de apuração de abusividades relacionadas à cobrança da Taxa de Movimentação no Terminal (Terminal Handling Charge – THC) e na cobrança de sobre-estadia contêineres. Apresentado estudo sobre regulação das taxas e sobretaxas do transporte marítimo de contêineres. Autorizada a operação de Empresas Brasileiras de Navegação (EBN) e registro de instalação de apoio ao transporte aquaviário na Amazônia. Regulamentados procedimentos sobre antecipações de receitas tarifárias dos portos organizados.

ANAC: Redução do número de documentos exigidos a bordo de aeronaves da aviação geral, como ação do programa Voo Simples. Apresentada proposta de novo modelo regulatório da aviação agrícola. Publicado reajuste dos tetos tarifários dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília.

Arquivo para download em PDF
Tamanho do arquivo: 0.4 MB

Boletins de Logística

O Boletim de Logística é resultado do trabalho desenvolvido pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), cujo um dos objetivos é consolidar informações que caracterizem a infraestrutura e a operação do setor de transportes no Brasil. Além disso, o trabalho propicia condições para análises do desempenho e das perspectivas para entender melhor o comportamento da logística de movimentação de cargas e de passageiros, assim como o desempenho da conjuntura macroeconômica do País.

Na elaboração do Boletim foram utilizadas diversas bases de dados disponibilizadas pelos parceiros do ONTL, de forma a propiciar condições de análises feitas pela EPL, que refletem o comportamento dos diversos modos de transporte bem como as principais cadeias que os utilizam.

Boletim de Logística – A Retomada dos Investimentos Ferroviários para Aumentar a Eficiência da Matriz de Transportes

Boletim de Logística
Boletim de Logística – A Retomada dos Investimentos Ferroviários para Aumentar a Eficiência da Matriz de Transportes

O Boletim de Logística é um produto desenvolvido pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL e esta edição tem por objetivo apresentar a retomada dos investimentos Ferroviários para aumentar a eficiência da matriz de transportes

Arquivo para download em PDF
Tamanho do arquivo: 10.7 MB

Diagnóstico Logístico

A Empresa de Planejamento e Logística – EPL, no âmbito da sua missão institucional de planejar a infraestrutura de transportes e a logística do País, realiza sistematicamente estudos, pesquisas e elabora cenários na busca de soluções alternativas para os gargalos físicos e operacionais do setor.

Tal desafio impõe à EPL conhecer profundamente dados e informações do comportamento dos vários modos de transporte, em especial aqueles que tratam da infraestrutura operante, produção, capacidade de armazenagem, frota de veículos, fluxo de mercadorias e passageiros, comportamento de tarifas e fretes, investimento público e privado, conjuntura econômica e emissões de poluentes.

O Diagnóstico Logístico, ao ampliar a série de edições da EPL sobre transporte e logística – os Boletins de Logística, coloca à disposição da sociedade a percepção de especialistas multidisciplinares da EPL, sob a ótica do planejamento integrado dos modos de transporte.

Diagnóstico Logístico – 2010 a 2020

Diagnóstico Logístico
Diagnóstico Logístico – 2010 a 2020

Esta é a quinta edição do Diagnóstico Logístico, consolidando análises na série temporal 2010/2020. O Diagnóstico Logístico é um produto da EPL, elaborado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL). Nesta edição, são apresentados os reflexos dos impactos da pandemia da COVID-19 no último ano da série. O surto mundial do Coronavírus alterou os cenários político, econômico e social brasileiro e manteve em níveis elevados a incerteza, principalmente no primeiro semestre de 2020, quando se observou recordes históricos na queda dos níveis de atividade econômica. O Diagnóstico Logístico traça todo panorama e evolução histórica de todos os modos de transportes existentes no Brasil, onde é possível acompanhar toda a interface entre os investimentos, movimentação de cargas, cadeia produtiva, movimentação de passageiros, acidentes, indicadores macroeconômicos, e outros temas do transporte e da logística.

Arquivo para download em PDF
Tamanho do arquivo: 38.34 MB

Artigos Técnicos

Artigo Técnico nº 04

Artigo Técnico
Artigo Técnico nº 04

O Artigo Técnico é um produto desenvolvido pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL e esta edição tem por objetivo apresentar a INFRA WEEK: Os principais resultados dos leilões e seus impactos no crescimento do país.

Arquivo para download em PDF
Tamanho do arquivo: 3.05 MB

Anuário Estatístico

Anuário Estatístico de Transportes 2010 – 2020

Anuário Estatístico
Anuário Estatístico de Transportes 2010 – 2020

O Anuário Estatístico de Transportes é uma publicação do Ministério da Infraestrutura em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística – EPL. Em 2021, chega na sua 5ª edição com informações do transporte de cargas, transporte de passageiros e da infraestrutura logística do país, para a série histórica de 2010 a 2020. As informações são apresentadas em Painel Analítico e na publicação em formato PDF, com informações dos modos de transporte, apresentadas em gráficos comparativos, mapas e tabelas.

A publicação está dividida em capítulos que trazem os índices econômicos e dados das principais cadeias produtivas do país, além dos quantitativos de infraestrutura de todos os modos e investimentos públicos e privados no setor de transporte, movimentação de cargas e de passageiros, acidentes de tráfego e meio ambiente.

O Ministério e a EPL estão engajados na disponibilização de dados oficiais, por meio do Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL, ampliando o conhecimento das atividades do setor de transporte pela sociedade e permitindo a realização de pesquisas, estudos e análises mais abrangentes.

Conheça o Painel Analítico do Anuário Estatístico, clicando aqui.

Arquivo para download em PDF
Tamanho do arquivo: 2.84 MB

Relatórios

Metodologia para Emissões de GEE e Poluentes Locais – EPL-IEMA

Relatórios
Metodologia para Emissões de GEE e Poluentes Locais – EPL-IEMA

Desenvolvimento de estudo sobre a situação atual e a evolução futura das emissões de GEE do transporte de cargas no Brasil.

Arquivo para download em PDF
Tamanho do arquivo: 7.35 MB